Construção do Posto de Saúde Indígena – Aldeia Pará Pataxó / Histórico.

PORTUGUÊSINGLÊS

PEQUENO GRUPO DO TX COMEÇA A CAMPANHA DA SAÚDE INDÍGENA PATAXÓ

Em abril de 2019 um pequeno grupo do tecnoxamanismo organizou uma campanha de arrecadação de dinheiro para colaborar na construção de um Posto de Saúde Indígena na Aldeia Pará Pataxó, sul da Bahia. A campanha no Catarse durou de 15/05/2019 a 12/09/2019 (120 dias). Não conseguimos todo o dinheiro pelo Catarse, apesar de organizarmos uma boa campanha na Europa, fazendo cerca de 5 eventos entre São Paulo, Berlim, Paris, Toulouse e Londres, foi somente em Paris que uma mulher generosa doou o resto do dinheiro para fecharmos o objetivo da campanha que era 30 mil reais.

Também foi aprovado um edital pela região Occitanie em parceria com a associação França-América Latina (FAL) e o comitê Marielle Franco de Toulouse, localizado no sul da França, com duração de três anos. Esse projeto além de atuar no melhoramento do posto de saúde e iniciar seu funcionamento contará também com a manutenção das iniciativas agroflorestais e da recuperação de nascentes de rios, o que servirá como um apoio à autonomia da terra indígena e também para criar recursos para o posto de saúde.

CONVOCATÓRIA E ADIAMENTO DA DATA DO MUTIRÃO DA SAÚDE INDÍGENA PATAXÓ

Enquanto conseguíamos o dinheiro, abrimos uma chamada para inscrição no MUTIRÃO DA SAÚDE PATAXÓ, onde pessoas de todos os lados foram convidadas a ir para a Aldeia Pará por uma semana (12 a 19 de outubro de 2019 – Aldeia Pará Pataxó – Caraíva, Sul da Bahia) para ajudar no mutirão da construção do Posto de Saúde, como você pode ver nessa convocatória. Porém, tivemos que adiar a campanha, porque ainda não estava feito o trâmite do dinheiro, pois queríamos que o Mutirão significasse mais entrada de dinheiro para terminar o Posto de Saúde. Adiamos então o Mutirão para 19 a 24 de maio de 2020, para dar tempo de ter o dinheiro da campanha, doações e as incrições do mutirão, como vc pode bem ver na nova convocatória.

MAS DAÍ CHEGOU A PANDEMIA

Com a chegada da Pandemia, tivemos que adiar indeterminadamente o Mutirão para a construção do Posto de Saúde Pataxó, pois a Aldeia Pará fechou as portas para visitas, como você pode ler e analizar nesse post: https://tecnoxamanismo.wordpress.com/2020/04/08/mutirao-da-saude-pataxo-foi-adiado-identerminadamente-pataxo-task-force-for-health-was-postponed-indefinitely/

OS PATAXÓS ERGUERAM O POSTO DE SAÚDE

Então os Pataxós começaram a fazer o Posto de Saúde eles mesmos. Com o dinheiro do financiamento puderam pagar alguns pedreiros e ajudantes de pedreiros indígenas da mesma Aldeia, pois nem entre os Pataxós foi permitido fazer mutirão por conta do Coronavirus. Abaixo fotos do processo de construção do posto de Saúde indígena Pataxó – Aldeia Pará / Sul da Bahia / Brasil.

FOTOS DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO POSTO DE SAÚDE PATAXÓ

E AGORA ESTAMOS FAZENDO UM LEILÃO COM OBRAS DE ARTISTAS PARA PODER FINALIZAR O POSTO DE SAÚDE. OS ARTISTAS SÃO: REGINA SILVEIRA, GUTO LACAZ, EDUARDO VERDERAME, FLAVIA SAMARONE E SANDRO CAJE. COM O APOIO DO TECNOSAMANISMO E DA CASA JAPUANGA. O LEILÃO É PALHAÇO ADÃO (ADÃO LEILOEIRO).

Esta é uma ação em apoio à construção da Casa de Saúde Indígena na Aldeia Pará dos Pataxó, organizada pelo Tecnoxamanismo e pela Casa Japuanga, em parceria com o Palhaço Adão, leiloeiro oficial.

No leilão, obras de Guto Lacaz, Regina Silveira, Flavia Samarone, Eduardo Verderame, Sandro Caje, gentilmente doadas para a campanha.
Toda a renda arrecadada será destinada à conclusão da Casa de Saúde Pataxó.

O leilão acontece no próximo dia 08 de dezembro (terça-feira), às 19h, e será transmitido pelo instagram do Palhaço Adão (@adao.palhaco) e da Casa Japuanga (@casajapuanga)
Participe e apoie!

tecnoxamanismo #saudeindigena #aldeiapara #pataxo #casajapuanga #oceanocultural #palhacoadao #leilaodearte

1 Comment

Leave a comment