“MUTIRÃO DA SAÚDE PATAXÓ” FOI ADIADO IDENTERMINADAMENTE /////// “PATAXÓ TASK FORCE FOR HEALTH” WAS POSTPONED INDEFINITELY.

Devido ao atual momento mundial de contágio por coronavírus, comunico aqui que decidimos ADIAR o MUTIRÃO DA SAÚDE INDÍGENA PATAXÓ por tempo ainda indeterminado.

Compreendemos que este é um momento fundamental de cuidado, principalmente com a grande parcela da população que vive em condições de vulnerabilidade e precariedade, assim como as terras indígenas devem ser preservadas do contato com o não índio.

Por conta disto, é vital neste momento pensar a saúde pelo viés da saúde integrada, única – que representa a indissociabilidade entre saúde humana, saúde animal e saúde ambiental – o vínculo estreito entre ambiente, doenças e saúde – a saúde de um indivíduo está implicada na saúde do ecossistema que este integra. Esta noção agora pode (e deve) ser aplicada às realidades sociais não apenas do campo, mas também dos perímetros urbanos e dos grandes centros: a situação de vulnerabilidade favorece o crescimento exponencial da epidemia.

Cuidemo-nos, é tudo uma coisa só!

As comunidades da região da Aldeia Pará já estão em quarentena e fechadas para entrada e saída de não indígenas, ainda por tempo indeterminado. A ativação das redes de cuidado e autonomia serão fundamentais neste momento!

Vamos de quarentena!

O abraço é pra lembrar que daqui a pouco estamos juntes novamente 🌱
Fazer a maior festa do mundo e mutirão quando isso passar!

A revolta de Gaia chegou, atentem o recado, Antropoceno nunca foi brincadeira.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s