Programação do II Festival Internacional de Tecnoxamanismo (ainda em processo)

akurina

(foto de Akurinã Pataxó no Soulvision Festival)

PROGRAMAÇÃO  (em processo)  

Inscreva-se aqui: https://tecnoxamanismo.wordpress.com

Colabore com nosso crowdfunding aqui: http://tecnoxamanismo.com.br 

II FESTIVAL INTERNACIONAL DE TECNOXAMANISMO

A programação do Festival é feita a partir das propostas dos seus participantes indígenas e não indígenas. As propostas são cruzadas a partir de linhas de interesse e convergência de temas.

Assim como no primeiro Festival, o segundo conta com espaços dispositivos, onde os participantes são convidados a ocupar e desenvolver suas propostas.

A organização do Festival se responsabilizou por 4 atividades, que já estão sendo implementadas na Aldeia Pará e Barra Velha – e contam com a participação dos interessados. São elas:

1 – CONSTRUÇÃO DE 15 BANHEIROS SECOS, construídos para compostagem de material orgânico para adubagem das Terras pataxós onde estamos colaborando para salvação das nascentes com agrofloresta e reflorestamento. Responsável: Jonatan Sola (da rede de tecnoxamanismo) e Ubiratã Pataxó (Cacique da Aldeia Pará)

2 – IMPLANTAÇÃO DA REDE MUCUA – BAOBÁXIA (arquivos de memória digital) na sala de computadores da Associação dos Pescadores Pataxó. Dos 14 computadores da associação, 4 foram deslocados para a Aldeia Pará por conta da mobilização comunitária Pataxó, o BAOBÁXIA será implantado em ambos Responsável Carsten Agger (da rede mocambos) e Paty Pataxó (da Aldeia Velha)

3 – OFICINAS MULTIMÍDIA (vídeo, áudio, imagem, texto, fanzine) para construção de arquivo e educação profissional da comunidade da Aldeia Velha. Responsáveis Luiza Só, Rafael Frazão e Victor Guerra (da rede de tecnoxamanismo) e Crispiniana Pataxó (Presidente IPAP Instituto Pataxó da Aldeia Pará)

4- INSTALAÇÃO DE UMA RÁDIO WEB com oficinas de produção da rádio, criação de acervo, produção de arquivo, seleção de música, programação sonora, locução. Responsáveis Fabiane M. Borges e Pedro Parrachia (da rede de tecnoxamanismo) e Crispina Pataxó (Secretária da IPAP Instituto Pataxó da Aldeia Pará).

*************

PARA XS INSCRITXS FORAM PENSADOS 4 GRANDES TEMAS:

1- DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO (cultura maker, faça você mesmo, conserto de equipamento eletrônico, desenvolvimento de circuitos, instalação de rádio, etc);

2- PRÁTICAS DA TERRA (medicina alternativa, horta, permacultura, agrofloresta, bioconstrução, salvação de nascentes, etc);

3- PRÁTICAS TECNO-RITUAIS (cura, rituais, banhos, massagens, pedras, experimentações corporais, meditação, alquimia, tecnomagia, tecnoxamanismo, awê, etc);

4- PRÁTICAS ARTÍSTICAS (artes visuais, performance, dança, música, vídeos, fotografia, mostra de filmes, etc)

******************

ESPAÇOS-DISPOSITIVOS

Esses são os espaços disponíveis para ocupação durante o festival:

1- AREAL (Tendas para venda de artesanato, produtos típicos pataxós, alimentação, bebidas típicas, etc). Local onde será feitos os rituais em grande escala e as apresentações artísticas e instalações.

2- CAMPING (local de hospedagem para todxs inscritxs no festival – com banheiros secos)

3- IGREJINHA VELHA (oficinas de rádio, reuniões, instalação da Rede Mucúa – Baobáxia, projetos multimídia, mostra de cinema, etc)

4- COZINHA COMUNITÁRIA (refeições, alimentação coletiva, cafés, chás, etc)

5- ASSOCIAÇÃO DOS PESCADORES (instalação da Rede Mucúa – Baobáxia, projetos multimídia, etc)

6- TURISMO RESPONSÁVEL (motos, bugs e carros que levam participantes para locais turísticos da região como Corumbau, Caraíva, Monte Pascoal, Reserva Pataxó, Manguezais, passeios de barco no rio e no mar, etc)

7- TERREIRO ELETRÔNICO (local para conserto de eletrônicos, criação de circuitos eletrônicos, experimentações sonoras e vibracionais, trabalhos de interação com matéria (interespécies), antenas, receptores, transmissores, arte eletrônica, etc)

8- TENDA DE CURA (local para cuidar do corpo, da saúde psíquica, do cuidado de si, das meditações, massagens, yoga, banhos, exercícios, etc.

9 – OUTROS ESPAÇOS (a serem produzidos durante o festival)

IMGA0594.JPG

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s